Você está em: Página Inicial > Saúde
Secretaria confirma morte de idosa por dengue em Medianeira
Paraná chegou a 23 mortes pela doença desde agosto de 2018; boletim foi divulgado nesta terça-feira (23)
Por G1 | Postado em: 24/07/2019 - 07:13

A morte de uma idosa por dengue, em Medianeira, no oeste do Paraná, foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no boletim divulgado nesta terça-feira (23). O Paraná chegou a 23 mortes pela doença desde agosto de 2018.

De acordo com a Sesa, a mulher, de 86 anos, tinha um quadro de hipertensão com arritmia cardíaca grave. A morte foi em 20 de abril e, desde então, o caso era investigado pela secretaria.

Pela primeira vez nos últimos dois meses, conforme o boletim, o estado registrou aumento de menos de mil casos confirmados de dengue em uma semana. Foram 895 confirmações desde o boletim anterior, em 16 de julho.

“No inverno existe uma redução da circulação viral, mas não podemos nos descuidar. É neste momento que devemos redobrar a atenção quanto às medidas preventivas da dengue”, afirma Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa.

Com isso, o Paraná totaliza 21.391 casos da doença desde agosto de 2018. Em todas as regiões do estado foram registrados casos autóctones - contraídos no local.

Segundo o boletim, 91 municípios estão em estado de epidemia por causa da doença - dois a mais em relação à semana anterior. Entraram para a relação Itaguajé e Assaí, no norte do estado.

O índice de infestação de dengue no Paraná é de 187,28 casos por 100 mil habitante, o que é considerado uma situação de alerta de epidemia, conforme o Ministério da Saúde.

Tecnologia e desenvolvimento