focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Saúde
Saúde reforça importância das medidas de prevenção e isolamento social
Por Assessoria | Postado em: 31/03/2020 - 08:47

Com a recente confirmação de casos de coronavírus em municípios próximos, como Marechal Cândido Rondon e Medianeira, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da população continuar adotando as medidas de prevenção e de isolamento social, evitando sair na rua de forma desnecessária.

“Até o momento, não temos casos confirmados em Santa Helena. Mas precisamos continuar atentos, sempre fazendo a correta higienização das mãos e seguindo as recomendações de isolamento social implantadas no mundo inteiro” explica a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega. “Também pedimos que a população reforce os cuidados quando for até mercados, farmácias e outros estabelecimentos que estão abertos, lavando bem as mãos e utilizando álcool gel” reforça a secretária.

O coronavírus é transmitido principalmente pelo contato com infectados, por meio de secreções, como: gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. Além disso, apertos de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos, também transmitem o vírus.

O período médio de incubação do coronavírus é de 5 a 14 dias. Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal, em casos mais graves. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Quem tiver retornado do exterior ou apresentar qualquer um desses sintomas deve entrar em contato com a equipe do Call Center pelo telefone 45 3268 8366 ou 45 9 9947 6897.

Números - Até às 17h30 desta segunda-feira, Santa Helena não possui nenhum paciente suspeito de coronavírus. No Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, 15 atendimentos foram realizados hoje e todos foram liberados e orientados pela equipe médica. Permanece apenas um paciente internado na unidade.

Nas barreiras sanitárias, 66 pessoas foram triadas e apenas uma foi encaminhada para avaliação e liberada. O Call Center da prefeitura está acompanhando 60 pessoas em isolamento domiciliar, com sintomas leves e que serão liberadas gradativamente durante a semana.

Últimas Notícias
Saúde 12 Mai às 20:25
País bate recorde de novos registros de mortes por covid-19 em um dia
Saúde 12 Mai às 07:35
Segundo Ministério da Saúde, 69.232 pessoas estão recuperadas
Saúde 29 Abr às 14:59
País registrou recorde na notificação de óbitos por covid-19
Saúde 29 Abr às 14:55
País contabiliza 71 mil infectados, 5 mil mortes e 32 mil recuperados
Saúde 24 Abr às 07:24
Distribuição aos estados começa ainda nesta semana
Saúde 22 Abr às 17:23
Mensagem pede que pessoas lavem as mãos e evitem aglomerações
Saúde 22 Abr às 17:20
Número de óbitos cresceu 6% em 24 horas
Tecnologia e desenvolvimento