Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Profissionais de saúde são treinados para atender acidentes provocados por animais aquáticos
Arraias e bagres, comuns em lagos da região, possuem veneno em seus ferrões e podem causar sequelas, se a vítima não procurar atendimento médico
Por Assessoria | Postado em: 16/12/2017 - 07:38

Nesta quarta-feira (13), teve início o Projeto Vigilância de Acidentes por Peixes e Arraias de iniciativa da 20ª Regional de Saúde de Toledo. O Objetivo é treinar os profissionais de saúde sobre os incidentes com animais aquáticos, peixes, bagres e arraias.

A primeira capacitação aconteceu em Santa Helena no Sismusa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), com a participação dos municípios de Entre Rios Do Oeste, Pato Bragado, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste. O treinamento foi conduzido pelo biólogo da divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Saúde do Estado, Emanuel Marques da Silva.

Conforme explica o biólogo, “o objetivo da Secretaria de Saúde com esse projeto é aumentar a vigilância e um atendimento mais correto e adequado à população e principalmente ao profissional da pesca e aquele turista que por ventura sofra um acidente com bagres e arraias, para isso nosso trabalho é dar assistência aos médicos e enfermeiros para sensibilizar mais a população e ir buscar o atendimento médico o quanto antes, em casos de vitimados para evitar uma sequela”.

20ª Regional de Saúde

É uma preocupação da 20ª Regional de Saúde nesse período do ano, em preparar os profissionais de saúde, devido a presença de turistas nos balneários e a prática de banhos em lagos e córregos, aumentando a incidência de acidentes com animais aquáticos e também peçonhentos como o escorpião.

“Por isso, a importância de preparar esses profissionais para esses eventos que por ventura possam acontecer. Geralmente aumentam em função de pessoas esse acesso às praias em rios da nossa região, então a intenção é essa, preparar os profissionais para que acontecendo esse evento tenha um profissional que saiba lidar e orientando também a população com o cuidado necessário que tem que ter nessa fase do ano e nessa região que estão frequentando”, ressaltou o Coordenador de Endemias da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Valter Baez.

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretária de Saúde, Luisa Soalheiro, orienta a população em casos de acidentes procurar uma Unidade de Saúde para realizar o tratamento do ferimenro e a retirada do ferrão, se necessário.

E seguir as seguintes orientações:

Banhe ou mergulhe a parte do corpo atingida pelo ferrão em água quente por 30 a 90 minutos. o calor minimiza a ação do veneno e diminui a dor. A água deve estar quente, em uma temperatura suportável a pele.

Não use outro tipo de tratamento caseiro além da água quente.

Se possível, leve o animal que causou o acidente ou fotos dele até a Unidade de Saúde.

Tecnologia e desenvolvimento