Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Prefeitura já destinou 28 mil toneladas de calcário e cama de aviário para produtores rurais
Por Assessoria | Postado em: 21/08/2019 - 09:04

Mais Imagens

Apenas em 2019, mais de 600 produtores rurais já foram beneficiados com a distribuição de 15 mil toneladas de calcário e 13 mil toneladas de cama de aviário. Neste ano, além de se responsabilizar pela compra, a prefeitura fez a distribuição "Essa é uma iniciativa inédita no município, antes os agricultores recebiam apenas o calcário e tinham que se responsabilizar pela aplicação, que agora ficou a cargo da prefeitura" destacou o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade (Zado).

 

Segundo o produtor rural Edgar Scheffler, o incentivo foi essencial para seu negócio. "A aplicação de calcário dá retorno imediato e através desse subsidio conseguimos uma produção maior e de melhor qualidade, gerando mais renda para minha família e por consequência ao município. Tenho só a agradecer o apoio que recebemos de toda a equipe da administração municipal".

 

Os agricultores beneficiados também recebem assistência técnica e orientações para o adequado manejo e conservação do solo. Para receberem os insumos, foram feitas análises das características de cada propriedade para a distribuição adequada dos materiais.

 

O calcário corrige a acidez do solo e proporciona diversos benefícios, conforme explica o engenheiro agrônomo Alessandro Bianchet. "O calcário fornece cálcio e magnésio, que são fundamentais para uma boa produtividade, ainda mais para nossas principais culturas que são o milho safrinha e soja, que precisam desses nutrientes. Com certeza esse investimento vai refletir em aumento da produção".

 

Para auxiliar os produtores, a prefeitura de Santa Helena fornece diversos subsídios como hora máquina, serviços de topografia e conservação do solo, pagamento de clínicas veterinárias, recursos para construção de açudes, entre outros. Para conhecer todos os subsídios da prefeitura, os produtores devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. 

Tecnologia e desenvolvimento