Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Prefeito visita Usina de Reciclagem, anuncia investimentos e reforça importância da separação dos materiais
Por Assessoria | Postado em: 24/08/2019 - 09:02

O prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade (Zado), e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Noal, visitaram na manhã desta sexta-feira (23) a Usina de Reciclagem. Durante o encontro, Zado parabenizou os agentes ambientais pelo trabalho e anunciou investimentos na infraestrutura da Usina. "O trabalho feito por nossos agentes é muito importante, pois além de manter a cidade limpa, a reciclagem do lixo é fundamental para a conservação do meio ambiente e também para a saúde pública".

 

O prefeito também anunciou que dois convênios estão sendo feitos para melhorias na Usina. "Em parceria com a Itaipu Binacional, iremos fazer a reforma do barracão, construção de um refeitório e melhorias na ventilação, além de outras intervenções" destacou Zado.  Com o Instituto das Águas do Paraná, também está sendo viabilizada a compra de uma nova prensa, que irá facilitar o trabalho dos agentes ambientais.

 

A Usina conta com cerca de 70 trabalhadores e recolhe, em média, 90 toneladas por mês de materiais descartáveis, como garrafas plásticas, vidros, metais e caixas de papelão.  Mesmo com a melhora da separação, os agentes da usina ainda recebem diversos materiais que não foram corretamente destinados, como fraldas e papel higiênico.  

 

A agente ambiental Mareli Genevro destaca que a correta separação facilita os processos de trabalho, além de reduzir os danos ao meio ambiente.  "Pedimos que os moradores colaborem e reforcem a correta separação dos recicláveis, que é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores na usina".

 

Segundo Ivete Schmidt, que mora na região do Centro Avançado de Pesquisa (CAP), as pessoas também devem se conscientizar para não jogarem lixo nas ruas. "Toda vez que eu saio para fazer caminhada tenho que recolher copos, embalagens de salgadinhos e outros materiais que jogam dos carros e caminhões". Ela destaca que isso, além de deixar o ambiente poluído, pode causar danos à saúde e aos animais.

 

Confira algumas dicas para a destinação correta dos descartáveis:

 

em casa, o ideal é que seja feita a reciclagem de papelão, plásticos, vidros, metais, embalagens tetrapak.

o ideal é deixar escorrer o líquido de recipientes como garrafas, caixinhas de suco, leite, etc, se puder , fazer uma lavagem rápida com água de reuso;

vidros quebrados devem ser enrolados em folha de jornal ou colocado dentro de caixas e identificá-los para não ferir os coletores.

Materiais de uso hospitalar e veterinário não devem ser enviados para reciclagem, pois causam riscos à saúde dos agentes. 

Tecnologia e desenvolvimento