Você está em: Página Inicial > Saúde
Período de chuvas requer mais atenção da população contra o mosquito Aedes aegypti
Por Assessoria | Postado em: 13/02/2019 - 08:21

O Município de Santa Helena, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias, alerta a população quanto aos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti , transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

Conforme o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa, o índice larval apontou 12.5, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é apenas 1%. Atualmente, Santa Helena possui quatorze casos de pessoas suspeitas com dengue, sendo que outros doze casos já foram descartados e não há registros de dengue confirmados.

Conforme a supervisora de Endemias, Ane Mirian Kaul, é importante a colaboração da comunidade no combate ao mosquito da dengue, principalmente no período de chuvas, onde o acúmulo de água parada é propício para a proliferação do mosquito. "Mesmo com todo o nosso trabalho intensificado, estamos encontrando focos de larvas nas residências e pedimos que a população colabore e reserve pelo menos dez minutos ao dia para olhar o seu quintal e juntos possamos combater o mosquito da dengue", comenta Ane.

A supervisora também destaca a importância dos moradores receberem os agentes em suas casas, pois em alguns locais, os servidores da saúde estão encontrando dificuldades para trabalhar devido a não permissão para entrarem nos imóveis.

Um novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa será realizado no mês de março em Santa Helena.

Tecnologia e desenvolvimento