Você está em: Página Inicial > Saúde
Paraná chega a 90 mortes por gripe em 2019, aponta boletim
Mortes confirmadas nesta quarta-feira (31) foram em Guarapuava, Londrina e Capitão Leônidas Marques; em uma semana, os casos confirmados da doença subiram de 448 para 488
Por G1 | Postado em: 01/08/2019 - 07:21

O Paraná chegou a 90 mortes por gripe em decorrência do vírus Influenza em 2019, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (31). Em relação ao boletim anterior, são três mortes a mais.

As ocorrências foram em Guarapuava, na região central, Londrina, no norte, e em Capitão Leônidas Marques, no oeste do estado. As três vítimas são homens, com idades entre 48 e 72 anos.

Conforme a Sesa, as mortes por Influenza atingem principalmente os idosos, que representam 55%. Pessoas entre 50 a 59 anos correspondem a 18,9% dos casos.

O boletim aponta que 92,2% dos óbitos são de pessoas que apresentaram fatores de risco, como fragilidades decorrentes da terceira idade, doenças cardiovasculares crônicas e doenças que afetam os pulmões.

Em uma semana, os casos confirmados da doença subiram de 448 para 488. O vírus que registra maior circulação é o H1N1, presente em 421 casos de Influenza, ou seja, 86,3%, indica a Sesa.

A região que apresenta mais casos é a Metropolitana de Curitiba, com 193 confirmações, seguida da região de Foz do Iguaçu, com 55, e a região de Ponta Grossa, com 38 confirmações.

Transmissão e prevenção
Segundo a secretaria, a transmissão do vírus Influenza, causador da gripe, ocorre durante todo o ano, mas no inverno existe a tendência do aumento em função das pessoas permanecerem por mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação.
O clima seco predominante no período e as baixas temperaturas também propiciam maior sobrevida ao vírus, informa a Sesa.

Ainda conforme a secretaria, as medidas preventivas contra a gripe são a higienização frequente das mãos, cobrir nariz e boca com espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e deixar os ambientes ventilados.

Tecnologia e desenvolvimento