Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Municípios da BP3 se reúnem para alinhamento final do Projeto Saúde Integrativa
Por Assessoria Lindeiros | Postado em: 24/05/2018 - 08:36

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a Itaipu Binacional, e os 29 municípios pertencentes à Bacia do Paraná 3 (BP3), se reuniram em Santa Helena nesta terça-feira (22), para o Seminário do Programa de Educação Ambiental-Saúde Integrativa na Escola. O trabalho é desenvolvido por intermédio do Convênio Linha Ecológica e contempla o conceito de salutogênese, ou seja, estilo e razões para a saúde.

Contraposto a combater doenças, são estimuladas práticas para a manutenção de hábitos saudáveis. O método foi levado para 360 representantes de todas as escolas municipais dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. Nutricionistas, psicólogos e coordenadores pedagógicos das secretarias de educação participaram de quatro momentos formativos, com nove encontros, segundo os gestores do projeto. Inicialmente a proposta foi apresentada aos secretários de educação e, a partir disso desenvolvida com cada município através de núcleos.

A ação é alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e representa um ganho muito importante para professores e a comunidade em geral, segundo o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.

Resultado positivo

A presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, destaca a importância do Projeto Saúde Integrativa para educadores e demais pessoas que compõe a rede de Educação Ambiental. “Trabalhar a saúde alinhada à educação é um desafio e, os resultados nos deixam muito felizes”, destaca.

Em moldes de multiplicação do conhecimento, os profissionais que receberam o treinamento constituem, nas escolas, núcleos promotores de saúde integrativa, envolvendo profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar, conforme a gerente do Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi.

Continuidade

O Programa de Educação Ambiental, com o projeto Saúde Integrativa, terá continuidade, com ampliação a mais 25 municípios da região Oeste do Paraná. “Haverá uma sequência com a intensificação do projeto de Educação Positiva nos 29 integrantes da BP3 e será iniciado com os demais municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná”, detalha Silvana Vitorassi. “Devemos assinar uma nova parceria nos próximos dias para a continuidade do projeto”, frisa a presidente dos Lindeiros, Cleci Loffi.

Conhecimento compartilhado

Roberto de Almeida, médico especialista em Medicina Intensiva, Gestão Hospitalar e pesquisador da Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese, que aplicou a metodologia junto aos representantes municipais, explica que conseguiu-se a conscientização e, a partir disso a mudança de hábitos com os educadores, para, em seguida, replicar o conhecimento..

Salutogênese social

O programa tem no projeto uma iniciativa em busca da promoção da saúde a partir dos eixos educação/saúde/sustentabilidade, através de dinâmicas, práticas, reflexões e novas metodologias integrativas do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente. Neste sentido, a advogada Cristina Arakaki aborda o tema salutogênese social, focada no aperfeiçoamento da intercomunicação e relacionamento. “A ideia é melhorar as relações a partir de várias atitudes, com base em uma comunicação menos violenta e escuta atenta”, observa.

Em resumo, o objetivo geral do projeto é a promoção da saúde, tanto física, quanto mental, inicialmente envolvendo os educadores que serão capacitados para difundir os conhecimentos à toda a comunidade escolar.

Tecnologia e desenvolvimento