Você está em: Página Inicial > Saúde
Município intensifica ações de combate a dengue e solicita apoio da população na limpeza dos quintais
Por Assessoria | Postado em: 18/01/2019 - 07:14

Mais Imagens

O município de Santa Helena está intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, após o índice alarmante de 12.4% de proliferação do mosquito.

Os Agentes Comunitários de Endemias realizam os trabalhos durante o dia, em horários extras após às 18 horas e aos sábados. O horário especial tem o objetivo de encontrar o morador em sua residência, pois sem a autorização do responsável do imóvel o agente não consegue realizar a vistoria dos quintais, o que tem se tornado um problema no município.

A preocupação maior quanto ao combate do mosquito está sendo registrado na cidade, principalmente no bairro Cidade Alta, onde o índice de infestação do mosquito é maior segundo relatório. “Em todos os imóveis vistoriados constatamos mais de 12% de proliferação mosquito Aedes aegipty, o que consideramos uma bomba relógio. Por isso, frisamos a importância do apoio da nossa comunidade em nos ajudar a manter o seu quintal limpo”, comenta a secretária de Saúde Marly Regina Maçaneiro.

Em 2016 o município de Santa Helena registrou 1.200 notificações chegando a quase 600 casos de dengue e um óbito por dengue hemorrágica, e por isso, os trabalhos são intensificados. “Nossos agentes ambientais são treinados e capacitados para trabalhar, mas o apoio da população é de suma importância”, ressalta a secretária.

Conforme o coordenador de endemias, Leonor Cattani, somente no bairro Cidade Alta, o relatório aponta o índice de 15% na proliferação do mosquito. “É um índice muito assustador, já desenvolvemos os trabalhos de combate nesta região e mais uma vez solicitamos a colaboração dos moradores para que possam todos os dias vistoriarem os quintais de suas residências, calhas, vasos de flor e outros objetos que possam acumular água”, comenta Cattani.

Tecnologia e desenvolvimento