Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Município de Santa Helena credencia hospital com o SUS
Casos de baixa e até média complexidade serão atendidos em Santa Helena
Por Assessoria | Postado em: 10/11/2017 - 15:49

Nesta semana foi assinado o credenciamento do Hospital e Maternidade Dr. Fernando Santin com o Sistema Único de Saúde (SUS), mudando a realidade dos internamentos e partos de baixa e até média complexidade, que passam a ser realizados no município de Santa Helena.

O hospital credenciado conta com quatro leitos de emergência preparados com monitores multiparâmetros, desfibriladores, respirador, exame eletrocardiograma, raio x digital 24 horas e laboratório para os pacientes internados que vão precisar de exames de diagnósticos de sangue e urina. Além disso, o hospital dispõe de um aparelho de gasometria, que é um aparelho de UTI.

“Temos um aqui justamente porque o paciente mais grave no momento que precisa ir para uma UTI, os médicos da regulação pedem com transcendência alguns exames que são difíceis de conseguir, então nós temos esse aparelho de gasometria justamente para auxiliar naquele paciente mais grave que precisa de um transporte diferenciado para uma UTI ou transporte aéreo, do SAMU”, explica o médico proprietário Dr. Fernando Santin.

Adequações conforme lei

Foram feitas várias adequações conforme a legislação exigida pela Vigilância Sanitária, desde a parte de gases médicos, como oxigênio compressor, gerador de luz, até por causa dos equipamentos e cirurgias, até a implantação de um elevador que o hospital não possuía, facilitando a acessibilidade de macas e cadeiras de rodas para os pacientes.

Mais comodidade

Dr. Santin destaca que o paciente poderá ficar perto dos familiares, sem precisar se deslocar para outra cidade, gerando maior comodidade.

“É com muita alegria que a gente vai começar a contribuir com a comunidade aqui de Santa Helena, com os atendimentos pelo SUS, eu acredito que é de muita importância para o paciente, porque o fato de o paciente internar na sua cidade, no seu município, ter o apoio de seus familiares, contar com os exames de diagnóstico aqui no município é extremamente vantajoso para saúde da nossa população”.

Atendimento do SUS

A secretária de Saúde ressalta que há algum tempo pleiteava-se o credenciamento pelo SUS, e que agora o hospital atenderá a demanda de internações de baixa e até média complexidade.

“Há muito tempo estávamos pleiteando o credenciamento pelo SUS de mais um hospital até porque infelizmente nós temos um hospital credenciado pelo SUS que está fechado. Esse novo hospital credenciado vai atender toda a demanda de internações hospitalares de baixa e até média complexidade, encaminhadas pelas unidades de saúde e também através do PAM (Pronto Atendimento Municipal).

Luisa lembra que os pacientes com maior gravidade serão encaminhados, conforme a central de leitos que regula a busca de vaga na região e também o próprio SAMU, “mas o que conta para nós agora realmente é essa grande vantagem do paciente estar mais próximo da sua família, da sua casa com tratamento médico disponível pelo SUS em sua cidade”.

Gestantes

Aquelas gestantes que dependem do SUS para ter os seus filhos, serão encaminhadas também para o Hospital e Maternidade Dr. Fernando Santin, a não ser aquelas gestantes classificadas com alto risco. Para essas gestantes de alto risco, a referência é em Toledo no antigo hospital Bom Jesus, “mas as demais poderão sim, procurar suas unidades de saúde, fazer o pré-natal e mais ao final da gravidez serão encaminhadas ao hospital do SUS para conhecer o atendimento, para ter uma familiaridade com a equipe e com o hospital e poderão ter ali naquele hospital do SUS os seus bebês”, comenta a secretária de Saúde Luisa Soalheiro.

Tecnologia e desenvolvimento