focosh@focosh.com.br
(45) 98813-1115
Você está em: Página Inicial > Saúde
Mais da metade do público-alvo ainda não tomou a vacina da gripe, no Paraná
Campanha começou no dia 10 de abril e segue até o fim de maio; nove pessoas morreram por conta do vírus neste ano no estado, segundo a Sesa
Por G1 | Postado em: 07/05/2019 - 07:27

Um levantamento preliminar da Secretária de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) apontou que mais da metade das pessoas que deveriam receber a vacina contra a gripe no estado ainda não se imunizou. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6).

Até o sábado (4), quando houve o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o Paraná havia vacinado mais de 1,5 milhão de pessoas, segundo a Sesa. O número representa 47,1% do público-alvo da campanha.

A campanha começou no dia 10 de abril e segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determinou os grupos que devem receber a vacina contra a gripe. Veja abaixo quem deve receber a vacina.

 

  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Gestantes;
  • Mães de bebês nascidos há até 45 dias;
  • Crianças entre seis meses e cinco anos de idade;
  • Pessoas com doenças crônicas (que apresentem prescrição médica);
  • Professores;
  • Indígenas;
  • Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Profissional das forças de segurança.

 

O grupo de mulheres que tiveram bebê recentemente é o que tem melhor cobertura vacinal até agora. De acordo com a Sesa, 72,1% das mulheres foram imunizadas. Na sequência vem o grupo dos indígenas, com 71,2%, e os idosos, com 57,9%.

A Sesa informou que espera vacinar 3,3 milhões de pessoas no Paraná até o dia 31 de maio, quando a campanha de vacinação contra a gripe termina.

 

Gripe e vacina

 

De acordo com a Sesa, nove pessoas morreram por conta da gripe no Paraná em 2019. A vacina tem como objetivo proteger contra o vírus e reduzir complicações da doença, que pode levar à morte.

A vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde da rede pública. A aplicação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde espera imunizar 58,6 milhões de pessoas. Mais de 63 milhões de doses da vacina foram enviadas para todo o país. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo da campanha.

Últimas Notícias
Saúde 17 Jul às 07:24
Casos da doença estão aumentando mesmo com dias frios, diz secretaria; morte confirmada nesta terça-feira (16) foi em Ubiratã, no centro-oeste.
Saúde 26 Jun às 07:38
Estado chegou a 20 mortes em decorrência da doença desde agosto de 2018; casos confirmados nesta terça-feira (25) foram em Londrina, Ibiporã e Foz do Iguaçu
Saúde 19 Jun às 07:22
Maior parte das cidades está localizada nas regiões norte, noroeste, Norte Pioneiro e oeste; estado chegou nesta semana a 15.396 casos confirmados da doença desde agosto de 2018
Tecnologia e desenvolvimento