Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Índios emitem nota de esclarecimento sobre mobilização de agricultores em Santa Helena
Conforme o texto, não há tratativas por parte de lideranças indígenas das aldeias locais ou organizações que visam algum tipo de invasão em propriedades rurais
Por RGL | Postado em: 20/03/2018 - 08:17

Mais Imagens

O cacique da aldeia Vya Renda situada em Santa Helena Velha emitiu na tarde de hoje, uma nota de esclarecimento sobre a mobilização dos agricultores que temem uma possível invasão de indígenas em suas terras. Conforme o texto, não há tratativas por parte de lideranças indígenas das aldeias locais ou organizações que visam algum tipo de invasão em propriedades rurais. A preocupação deles é que se mantenha a harmonia e o bom relacionamento com os moradores de Santa Helena Velha, evitando sobretudo atos de violência.

De acordo com informações, desde sexta-feira há uma espécie de barricada e revezamento de pessoas com o intuito de vigiar a entrada de indígenas na localidade. Atualmente sete alqueires paralelos a Base Náutica são de uso da aldeia e um acordo firmado em 2010 com o Governo do Estado regulamentou essa área e regulamentou também que os índios não avancem espaços privados ou de propriedade pública, como é o caso do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná que possui 40 alqueires na mesma região.

Amanhã, às 14 horas, será promovida uma reunião no centro comunitário de Santa Helena Velha, para tratar sobre possíveis invasões indígenas. O encontro partiu da mobilização dos agricultores da localidade e tem como parceiro o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena. Flávio Back, presidente do sindicato rural convida todos os agricultores do município para participarem da reunião.

Tecnologia e desenvolvimento