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Fiscais do município acompanham sondagem dos novos trechos de asfalto
Por Assessoria | Postado em: 24/09/2019 - 07:00

Visando a correta aplicação dos recursos públicos e a qualidade das obras contratadas, o Município de Santa Helena por meio da Secretaria de Obras, Comissão de Recebimento, Fiscal de Contrato e Engenheiro Civil está aferindo a espessura, largura e extensão dos trechos de asfaltos que estão sendo executados em diversas comunidades do interior.

 

A sondagem, como é chamada, ocorre na companhia dos representantes das empresas responsáveis, que utilizando uma trena e também uma furadeira motorizada, medem e retiram amostras do asfalto verificando-as com o uso de um paquímetro que serve para aferir e a espessura e, na sequência, elas são enviadas para análise para quantificar o conteúdo existente, certificando-se assim, da durabilidade do material. De acordo com o contrato, a espessura não pode ser menor do que quatro centímetros, já a largura, varia de acordo com cada trecho executado e é confrontada com as especificações técnicas existentes, também no contrato.

 

Conforme o Engenheiro Civil da Prefeitura, Alcir Martins Vianna Junior, todos os trechos executados estão sendo fiscalizados para que o Município e os usuários não sejam prejudicados por um asfalto incompatível com o que foi contratado: "Estamos  presentes na fiscalização das obras para garantir que os asfalto seja executado corretamente e com isso, evitarmos problemas futuros na pavimentação e também junto a órgãos que fiscalizam o Município, como por exemplo, o Tribunal de Contas," declara o profissional.

 

O secretário de Obras, Neri Girotto também está acompanhando de perto o andamento dos trabalhos e garante que as vias do interior do município estão recebendo pavimentações adequadas que, além de proporcionar qualidade aos usuários, acaba valorizando as propriedades: "Estamos monitorando todas as obras para que estes investimentos se transformem em qualidade de vida para os usuários e caso as empresas não cumpram com o que está previsto em contrato, terão o parecer técnico contrário," disse o gestor da pasta responsável.

 

Desfecho das Fiscalizações

 

O trabalho técnico efetuado sobre as obras de pavimentação asfáltica identificou algumas inconsistências em alguns trechos executados por três empresas. A informação é da secretária de Planejamento do Município, Daniele Schaparini, que comunicou a secretaria de Finanças para descontar o serviço que não foi executado em conformidade: "Tanto na questão da espessura quanto na largura, houveram divergências com relação aos contratos e imediatamente foram tomadas providências para que o Município não pague por aquilo que não foi executado," afirmou a secretária.

 

O total de descontos nos pagamentos é de R$183.971,19 e a mesma medida poderá ser tomada caso sejam identificadas novas inconsistências nas pavimentações que ainda estão em andamento.

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