Você está em: Página Inicial > Cotidiano
'Estou muito abalado', diz Leão Lobo sobre desabamento que feriu 26 em evento infantil em SP
Queda de mezanino ocorreu no Centro de Santo André, no ABC. Local foi interditado pela prefeitura.
Por G1 | Postado em: 24/09/2018 - 07:49

O apresentador Leão Lobo fez um relato nas redes sociais sobre o desabamento de um mezanino em Santo André, no ABC Paulista, que deixou 26 feridos neste domingo (23). Ele estava no local conduzindo um evento infantil no momento do incidente. O local foi interditado pela Prefeitura de Santo André.

"Eu passei por um susto hoje à tarde, que eu não desejo para ninguém. Eu estava apresentando um evento e aí, de repente, desabou o mezanino do lado direito do palco, onde tinham 27 pessoas. Apesar do susto, eu estou bem. Me desculpem não ter falado antes, eu não tinha condições mesmo. Eu estava e estou muito abalado. Nesses 28 anos, eu nunca passei por algo deste tipo", postou.
A casa Dom Paollo Bar Dançante foi interditada neste domingo. Segundo informações dos bombeiros, 26 pessoas ficaram feridas e ao menos quatro crianças estão entre elas.

O evento infantil estava com cerca de 320 pessoas no local. Algumas vítimas foram socorridas pelo Samu e outras pelos bombeiros. Parte seguiu para o Centro Hospital Municipal (CHM). Segundo os bombeiros, as vítimas sofreram ferimentos leves. Parte delas estavam em cima do mezanino que cedeu e parte estava na parte de baixo dessa estrutura.
Em nota, a Prefeitura de Santo André disse que "o organizador não comunicou o poder público sobre a realização do mesmo, consequentemente, o evento não possuía autorização e AVCB. O local já foi interditado. Segundo informações do proprietário do local, cerca de 320 pessoas estavam no evento. O prédio está interditado pela Defesa Civil para a realização da perícia".

A Prefeitura informou ainda que as vítimas "foram prontamente atendidas, todas com ferimentos leves, entre crianças, adolescentes e adultos, que foram encaminhadas para o CHM, UPA Bangu, UPA Centro, UPA Sacadura Cabral, Hospital Estadual Mário Covas e PS Central de São Bernardo do Campo. Até o presente momento a informação é que todos estão bem."

Insegurança
Segundo o Corpo de Bombeiros de Santo André, o estabelecimento não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento é emitido para certificar se o prédio possuía as condições de segurança contra incêndio e pânico. O certificado é obrigatório quando a edificação, por exemplo, passa por reforma ampliação ou construção, ou sofre mudança de ocupação ou uso.
O evento era organizado pela agência Telearte e além da participação de Leão Lobo, também tinha a presença do ator Jean Paulo Campos, conhecido pelo personagem Cirilo, da novela Carrossel. De acordo com a assessoria de Jean Paulo, ele iria cantar no evento e estava no camarim quando o mezanino desabou. Ele não se feriu e apenas ficou assustado com o ocorrido.

O diretor da agência Talentos Brilhantes, Flavio Marques, disse em nota que “desde o primeiro momento, estamos em contato com nossos agenciados para prestar-lhes assistência no que precisarem”.

Ele considerou “uma grande infelicidade, que graças a Deus não resultou em ferimentos graves para nenhum dos participantes”.

O G1 entrou em contato com os responsáveis pelo espaço para comentarem o ocorrido, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Tecnologia e desenvolvimento