Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Eleição para Conselheiro Tutelar acontece no próximo dia 06; conheça os candidatos e regras
Por Assessoria | Postado em: 18/09/2019 - 06:55

Uma reunião na tarde desta segunda-feira na Câmara de Vereadores marcou o início das campanhas eleitorais dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar. O pleito está agendando para o dia 6 de outubro na Escola Municipal de Marechal Deodoro da Fonseca, das 8h às 17h e é aberto a todos o santa-helenenses que estão quites com a Justiça Eleitoral.

 

A reunião contou com a presença dos 13 candidatos que foram aprovados na prova escrita, representantes da Comissão Especial para o processo de eleição, composta por integrantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA e a Promotora de Justiça da Comarca local, Dra. Marina Zilberknop Mendes que garantiu estar presente em todos os processos relacionados à eleição.

 

Primeiramente, houve a explicação aos candidatos sobre as exigências constantes no edital Nº 006/2019 do CMDCA, entre elas, a proibição de campanha eleitoral utilizando redes sociais, aplicativos, rádios, e quaisquer outros meios de comunicação mesmo que gratuitamente, também é vedada a confecção de camisetas, bonés e brindes, permitindo-se apenas a impressão de panfletos. Também está proibida a circulação dos candidatos no dia da eleição e o transporte de eleitores, seguindo a Lei Eleitoral Nº 9.504/1997.

 

Conforme a promotora, o Ministério Público tem função fiscalizadora neste processo e busca, sobretudo, a democracia plena na escolha dos conselheiros tutelares, pois se trata de um cargo relevante na sociedade: "Estaremos presentes no dia da eleição e monitorando as campanhas, e ao sinal de qualquer infração ao edital nós, juntamente com a comissão especial eleitoral, poderemos representar contra o candidato impugnando a candidatura," alertou a Marina Zilberknop Mendes.

 

A presidente do CMDCA - Ivanete Aparecida Weiss afirma que toda a população pode votar, desde que o eleitor esteja adimplente com a Justiça Eleitoral: "O município irá fornecer transporte gratuito as pessoas dos interior e nosso objetivo é que tenhamos o maior número possível de votantes para assegurar que os eleitos representem o anseio dos santa-helenenses,"

 

As pessoas que não regularizaram o título de eleitor até o dia 28 de junho de 2019, não poderão votar. Não será exigida a validação biométrica.

 

Número/Candidato

 

01 - Ademir Bernardi

03 - Ana Lucia Rabaiolli

04 - Andrey Luis Schreiner

11 - Danrlei Rodrigo Goffi

12 - Debora de Avelar

15 - Janete da Cruz Eggers

16 - Jessica Aparecida Sommavila

18 - Luana Patrícia Zamban Back

20 - Marcia Bussler Machado

21 - Marcos Alexandre Fleck

24 - Natã da Costa Duarte

25 - Neiva Elair Neis

35 - Walmir da Rocha Castro

Tecnologia e desenvolvimento