Você está em: Página Inicial > Saúde
Depois de um mês, bebê que recebeu coração do filho de ex-goleiro do Cruzeiro tem alta de hospital
Bebê ficou internado por 28 dias depois do procedimento no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto (SP). Criança de 6 anos estava em hospital de Betim (MG). Transplante precisou de logística com avião e helicóptero.
Por G1 | Postado em: 16/12/2018 - 17:19

Mais Imagens

Recebeu alta hospitalar o bebê de apenas um ano que passou por um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM)de São José do Rio Preto (SP).

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a criança ficou internada por 28 dias depois do procedimento e recebeu alta na sexta-feira (14). O transplante foi realizado há exatamente um mês, no dia 16 de novembro.

O bebê de apenas 8,9 quilos recebeu o órgão do filho do goleiro Elisson, ex-jogador do Cruzeiro. Lucca Guilherme, de 6 anos, morreu com quadro de traumatismo craniano grave, no dia 15 de novembro em um acidente doméstico. A criança estava internada em Betim, cidade da grande Belo Horizonte (MG), desde 10 de novembro.

Segundo o hospital, o bebê de Jales (SP) nasceu com miocardiopatia dilatada, doença que faz o coração aumentar de tamanho, dificultando a função do órgão de fornecer sangue ao corpo.

Logística cirúrgica

 

O HCM explicou que para o que procedimento ocorra com grande chance de sucesso, a cirurgia tem que ocorrer no prazo de quatro horas, desde a retirada do corpo do doador, até chegar ao receptor.

Para isso foi necessário um plano de logística com avião e helicóptero. De acordo com o hospital, o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, responsável pelo procedimento, estava em Londrina (PR).

Um jato, disponibilizado pela Funfarme, instituição mantenedora do Hospital da Criança e Maternidade, levou o médico até Belo Horizonte, de onde pegou um helicóptero até Betim para retirar o coração.

Na sequência, o especialista voltou a BH de helicóptero seguindo para Rio Preto de avião. O coração foi transplantado em pouco mais de três horas depois de ter sido retirado do peito do doador.

O bebê ficou na UTI cardiopetiátrica em um leito isolado. O HCM explicou que as 72 horas após o transplante são decisivas para se avaliar como o paciente responderá ao novo órgão.

Este foi o quarto transplante de coração do hospital desde que começou a funcionar, em 2013, e ele foi realizado em um paciente com a menor idade na história da instituição.

 

Mensagem de agradecimento

 

Elisson publicou uma mensagem em que demonstrou a situação dificílima enfrentada desde a internação do filho.

Em uma postagem nas redes sociais, ele agradeceu ao apoio recebido.

 

"Eu e minha esposa Gisele agradecemos a todos os familiares e amigos pelo apoio. Sem vocês não teríamos conseguido passar por tudo!"
Depois do transplante, Elisson também publicou nas redes sociais a reportagem do G1 e escreveu: "Lucca é um milagre. Filho, você já está salvando vidas."

O Cruzeiro, clube que defendeu, também publicou nota prestando solidariedade ao goleiro. Elisson começou a carreira na Raposa, em 2007, onde voltou a jogar entre os anos de 2013 e 2016.

O goleiro também teve passagens por Itaúna-MG (2007-2008), Rio Branco-MG (2008-2009), Nacional da Madeira-POR (2009-2011), Villa Nova-MG (2011-2012), Rio Verde-GO (2013), Coritiba-PR (2016) e Vila Nova-GO (2017).

Depois do transplante, Elisson também publicou nas redes sociais a reportagem do G1 e escreveu: "Lucca é um milagre. Filho, você já está salvando vidas."

 
 
Tecnologia e desenvolvimento