Você está em: Página Inicial > Educação
Concluintes do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI recebem certificado durante evento comemorativo em Santa Helena
Por Assessoria | Postado em: 28/11/2018 - 09:42

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Helena, realizou na noite desta terça-feira (27), a celebração de entrega dos certificados aos concluintes da primeira etapa do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI de Reuven Feuerstein para professores, ministrado pela professora Ivanize Diehl.

O PEI é um programa de intervenção multidimensional que compreende uma fundamentação teórica, um repertório rico de instrumentos práticos e um conjunto de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três componentes de uma interação o: aprendiz, estímulo e o mediador, com objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.

O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo em média 20 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.

Entretanto, pelo fato dos professores da rede Municipal trabalhar com alunos em idade em média no máximo 11 anos, foi ofertado aos professores a 1ª etapa do programa, ou seja, oito primeiros instrumentos.

Segundo a psicopedagoga, especialista em intervenção cognitiva e aprendizagem mediada, Mestre em Educação, Ivanize Diehl, a conclusão da PEI foi um momento especial para os professores da Rede Municipal de Educação. “O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual”, comenta a professora.

As atividades tiveram início em fevereiro deste ano e aproximadamente 24 professores concluíram o programa. A entrega dos certificados contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Ana Paula da Silva, que em sua mensagem, parabenizou as professoras participantes do PEI, enfatizando a importância do programa.

Tecnologia e desenvolvimento