Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Campanha de vacinação contra Influenza inicia nesta segunda-feira (23) em Santa Helena
O objetivo da campanha contra a influenza é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza
Por Assessoria | Postado em: 20/04/2018 - 08:43

Mais Imagens

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 1ª de junho, sendo o Dia “D” mobilização nacional 12 de maio. Este ano o município de Santa Helena tem a meta de vacinar 7.561 pessoas pertencentes aos grupos prioritários com ênfase na maior população constituída por idosos.

O objetivo da campanha contra a influenza é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. A equipe de Vigilância Epidemiológica juntamente com as Equipes das Unidades Básicas de Saúde estará vacinando o público da terceira idade nos distritos e sede.

Conforme explica a técnica da Vigilância Epidemiológica do município, Rosângela Disarz, esses grupos acabam tendo uma imunidade menor e uma facilidade muito maior de adquirir a doença, uma Influenza A, H1N1 ou H3N2, que hoje é o vírus que está circulando.

Neste ano houve mudança em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2017 com a cepa vacinal para o ano de 2018 do vírus H1N1 ou H3N2 e alguns outros vírus que estão circulando, como por exemplo, a Influenza B.

A técnica esclarece que o organismo leva de 15 a 20 dias para iniciar a imunização, “portanto quanto antes as pessoas desses grupos se vacinarem, mais rápido serão imunizadas contra a doença”.

Grupos prioritários

Indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Cuidados para evitar a Influenza

Quando tossir ou espirrar cobrir a boca com lenço de papel, mas principalmente, lavar as mãos, ou utilizar o álcool gel sempre que possível, por ser um vírus é uma doença que passa de uma pessoa para a outra facilmente.

Cronograma de vacinação para os idosos

A vacinação acontecerá nos Centros Comunitários dos distritos e na cidade, no Centro Social dos Idosos.

Datas:
25/04 São Clemente; 26/04 cidade; 2/05 Moreninha; 3/05 cidade; 8/05 Vila Celeste; 9/05 Subsede; 15/05 São Roque e 17/05 cidade.

Tecnologia e desenvolvimento