Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Avião leva até 7.000 itens por voo só para serviço de bordo de passageiros.
Por UOL | Postado em: 14/08/2018 - 08:31

O serviço de bordo das companhias aéreas está cada vez mais restrito. Há menos opções de comidas e bebidas atualmente. Em muitos casos, é necessário pagar para comer ou beber algo durante o voo. Nos voos mais longos, no entanto, as companhias aéreas ainda não conseguiram cortar o serviço de bordo. E para atender a todos os passageiros, é preciso muito material. Segundo a companhia aérea British Airways, em uma viagem entre Londres (Reino Unido) e Nova York (EUA), por exemplo, um Boeing 747, com capacidade entre 275 e 345 passageiros, carrega até 7.000 itens para serem utilizados pelos passageiros. 

Em uma viagem entre Londres e São Paulo, os números dos itens transportados pela British Airways são bastante semelhantes. A companhia utiliza na rota aviões do modelo Boeing 777, com capacidade para até 336 passageiros. Na rota para o Rio de Janeiro, a empresa utiliza o modelo Boeing 787, que pode levar até 214 passageiros.

Boa parte desse material do serviço de bordo precisa ser descarregada e reabastecida no avião sempre antes de cada voo. A British Airways tem cerca de 850 voos todos os dias. São itens alimentícios, bebidas, material de higiene pessoal, de saúde e até para melhorar o sono dos passageiros.

Veja apenas alguns exemplos (não são todos) em um voo da British Airways:

800 itens de roupa de cama, como travesseiros e cobertores

798 copos 500 porta-copos

493 bandejas de refeição

473 latas de Coca-Cola

388 garrafas de vinho 

350 pacotes de salgadinho

319 saquinhos de emergência, caso o passageiro passe mal

293 capas de encosto de cabeça

101 garrafas de vinho de 750 ml

78 rolos de papel higiênico

5 kits de primeiros socorros.

No porão do avião, além das bagagens, há espaço para o transporte de outras cargas. A maior parte é de itens de valor. Roupas de grife, smartphones e tablets representam 26% da carga da companhia. Cargas especiais como animais vivos ou obras de arte são 5%. Outros 4% são produtos alimentícios perecíveis e 3% são de produtos farmacêuticos e vacinas com temperatura controlada.

A British Airways também divulgou o perfil dos passageiros que voam com a companhia. Segundo a empresa, 47% viajam sozinhos e 27% com apenas mais uma pessoa. Além disso, 70% dos passageiros viajam a lazer. A maioria dos passageiros da British é composta de estrangeiros. Os britânicos representam 42%, enquanto os norte-americanos aparecem em segundo lugar com 13%.

Os dados se referem a uma média de todas as rotas da companhia entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano.

Tecnologia e desenvolvimento