Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Apicultura chama a atenção de produtores rurais e gestores públicos do Oeste do Paraná
Por Assessoria Coofamel | Postado em: 18/04/2018 - 08:19

Mais Imagens

Um trabalho de expansão de mercado, assim como de produtividade e cooperados está sendo desenvolvido pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel). O presidente da entidade, Wagner Gazziero, esteve em Ibema onde ministrou uma palestra sobre apicultura a mais de 70 pessoas. Lideranças políticas, servidores públicos e produtores, tanto de Ibema, quanto do município de Campo Bonito estiveram presentes ao evento.

Os gestores públicos estudam formas de investimento em apicultura para fomentar a renda nas propriedades e oferecer alternativas aos produtores rurais. “A atividade, desde que devidamente trabalhada, pode render bons resultados às famílias e à economia do município”, ressalta o prefeito de Ibema, Adelar Arrosi.

Diversificação

A diversificação ganha espaço pela característica do município, que é de pequeno porte e tem mais de 75% de suas propriedades rurais com área inferior a 50 hectares. Os dois municípios juntos compreendem uma população de aproximadamente 10 mil pessoas com grande parte da economia voltada à produção rural.

A grande quantidade de áreas verdes é propícia ao desenvolvimento da apicultura, fator que, aliado ao estímulo público e interesse da população, favorece a expansão da Coofamel com a apicultura, segundo o presidente, Wagner Gazziero.

Sudoeste

No final do ano passado a Coofamel expandiu suas atividades para a região sudoeste do Estado, em Capanema. A filial da Cooperativa teve oficializado o Projeto Carteira, do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com esta iniciativa, consultorias técnicas de campo individuais, eventos coletivos voltados à qualidade e certificação, Programa Alimento Seguro e caravanas estão entre as iniciativas que visam a profissionalização na apicultura. Serão beneficiados os produtores de 14 municípios que margeiam o Parque Nacional do Iguaçu.

A atividade continua em expansão, segundo Gazziero com grande potencial de produtividade na região Oeste do Paraná.

Tecnologia e desenvolvimento