Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Investe Santa Helena em 2017 contemplou 66 empresas, meta é aumentar o número de beneficiados em 2018
Programa contribui para fortalecimento e expansão do comércio
Por Assessoria | Postado em: 24/02/2018 - 07:47

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (22), uma reunião de avaliação do Programa Investe Santa Helena das edições de 2015, 2016 e 2017. Participaram da reunião servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Associativismo, procurador do Município e representantes de Instituições Financeiras que operacionalizaram o programa.

Após avaliação foram discutidas melhorias para as próximas edições, procurando atender a demanda das empresas do Município que buscam por este programa para realizar melhorias e ampliações em seus empreendimentos.

O Programa piloto Investe Santa Helena, lançado no ano de 2015 foi ampliado a cada ano, proporcionando bons frutos ao Município de Santa Helena, principalmente aos beneficiados do programa que diretamente com a liberação de crédito, tiveram a oportunidade de investir e ampliar seus empreendimentos e indiretamente ao comércio, indústria e prestadores de serviços que se beneficiaram com o aumento de vendas e prestação de serviços àqueles que tomaram operações de crédito do programa.

Com o empréstimo, 66 estabelecimentos comerciais foram beneficiados somente em 2017, onde o município foi autorizado a subsidiar juros de empréstimos tomados junto a Instituições Financeiras de um R$1milhão.

Na prática

Houve melhoria nos ambientes físicos das empresas, aquisição de equipamentos que melhoraram a produção e qualidade dos bens fabricados e serviços prestados, ampliação de rol de atividades e serviços ofertados, geração de novos empregos e um significativo aumento na circulação de valores financeiros na economia local oportunizando o crescimento e desenvolvimento do Município e do público beneficiado com o programa.

Luciano Soethe do distrito de São Roque investiu numa pá-carregadeira para facilitar sua rotina de trabalho. Na Moreninha com o valor adquirido, Valmor Federizzi, reformou e ampliou seu comércio de alimentos e Maria Terezinha Bamberg dos Santos do valor que obteve ajudou na construção de uma sala  comercial de 200m². Proprietário de uma marmoraria da Linha Santa Cruz, Jairo Miguel Rockenbach, conseguiu comprar uma máquina nova de serrar mármore de bancada e reformou a antiga. Em Sub Sede, Ana Paula Biesek Maraskim investiu na construção de um escritório e ampliou a vitrine e fachada de sua loja, assim como a empresária Roselete Ben que ampliou os provadores, vitrine e fachada. Na cidade, Ronaldo Marczinski equipou o estúdio de pilates completo, adquiriu outros materiais e realizou pintura da fachada de sua empresa. 

Nos distritos e na cidade, empresários foram beneficiados com o Programa Investe Santa Helena. A opinião deles é unânime sobre o financiamento com custo zero de juros.

“Se fôssemos fazer um empréstimo num banco, pagaríamos altos juros, ficando até inviável”, afirma o empresário de Sub Sede, Selmar Maraskim.

“Com esses relatos podemos perceber que o Investe Santa Helena é um diferencial na vida desses empresários, que precisam constantemente investir na sua empresa e fazer as adequações necessárias para expandir seus negócios” salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo Lenecir José Benacchio”.

O programa Investe Santa Helena vem numa constante evolução, atendendo as necessidades e anseios da classe a que se destina o programa e neste ano contará com novas melhorias, conforme expõe o secretário Benacchio “o prefeito Copatti nos pede para trabalhamos na busca por soluções e melhorias para a classe empresarial de nosso Município, e este programa vem ao encontro com a demanda de investimento público neste setor que impulsiona o crescimento e desenvolvimento econômico e social de Santa Helena”.

O próximo passo do programa é levar o assunto para discussão com os vereadores sobre a proposta para o Projeto de Lei com as sugestões levantadas na reunião e posteriormente abertura do edital para credenciamento das Instituições Financeiras que farão a operacionalização do programa.

Tecnologia e desenvolvimento