Você está em: Página Inicial > Cotidiano
AIDS, você pode prevenir
Sexo seguro reduz a probabilidade de contrair o HIV
Por Assessoria | Postado em: 07/12/2017 - 08:05

Mais Imagens

O Dia Mundial de Combate à AIDS ficou definido internacionalmente no dia 1 de dezembro. Essa é a data marcada para que o mundo una forças e se conscientize sobre a Síndrome da Imunoficiência Adquirida (SIDA). É importante enfatizar que a doença é contraída principalmente pelo contato sexual, por isso, a melhor forma de evitar, ainda é com o uso de preservativos.

Em Santa Helena, o primeiro caso da doença, foi confirmado em 1996 e até o final de novembro de 2017, contabilizados 67 pacientes com AIDS, desses, 45 pacientes estão em tratamento, 16 mudaram de cidade, seis foram a óbito, uma é gestante e recebe acompanhamento.

Campanhas

As campanhas de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e AIDS, acontecem duas vezes ao ano, sendo uma no Carnaval e a outra no período que antecede a data que marca a luta contra a AIDS. Neste ano, as ações foram desenvolvidas no dia 29 de novembro, durante a inauguração das Luzes de Natal, na praça central, com a entrega de preservativos e panfletos explicativos sobre a doença. Foram distribuídas 86.000 camisinhas neste ano somente em Santa Helena, nas unidades de saúde, casas noturnas e por meio de pedágios.

Segundo a técnica de epidemiologia, Rosangela Disarz, o tema é trabalhado nas escolas do município pela equipe da Vigilância Epiedemiológica de março a dezembro.

Concurso reforça temática

Rosangela lembrou ainda do Concurso de Desenho e Poesia, com o tema: “Drogas e infecções sexualmente transmissíveis: um like para a prevenção” promovido pelo CISCOPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) e organizado pelos 18 municípios pertencentes ao consórcio, onde premiou no dia 1 de dezembro, no auditório da FAG (Faculdade Assis Gurgacz), câmpus de Toledo, oito alunos das escolas do município de Santa Helena.

Diferença entre HIV e AIDS

Ser portador do vírus HIV é diferente de ter AIDS. O HIV é o vírus da Imunodeficiência Humana, causador da AIDS, a doença se manifesta após a infecção do vírus no organismo humano. Mas o vírus tem um longo período de incubação antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso. Por isso, uma pessoa pode ser portadora do vírus sem necessariamente estar com AIDS.

Santa Helena

No município podem ser realizados testes rápidos de HIV em todas as unidades básicas de saúde. Os pacientes fazem o tratamento com recursos enviados pelo Ministério da Saúde, que encaminha os testes e os medicamentos para a Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde, Luisa Soalheiro, ressalta a importância da prevenção.

“É importante as pessoas fazerem uso de preservativos e a realização de testes rápidos em caso de relações sexuais desprotegidas. O tratamento de todas as doenças tem maior eficácia, quando realizado de forma precoce”. Luisa lembra ainda “quanto mais cedo descobrir melhor”.

Tecnologia e desenvolvimento